Em clima de festa e com plateia cheia, cerca de 236 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Dona Amélia Garcia Cunha e Flores do Cerrado, e do Colégio Alicerce participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Policia Militar do Estado de Goiás (PM – GO).

O evento aconteceu na manhã dessa terça-feira, dia 14 de agosto, e contou também com a presença do Prefeito de Chapadão do Céu, Rogério Graxa, do vereador Francisco Galdino, secretários e autoridades municipais, toda a equipe da Secretaria de Educação, coordenadores, professores e familiares dos alunos.

Também estiveram presentes policiais militares, o Instrutor do Programa, Sargento Weber, o comandante da 7ª CIPM, Major Souza, e o Comandante do Destacamento de Chapadão do Céu, 3º Pelotão da 7ª CIPM, Gutemberg Bezerra Moraes.

Nesse ano, participaram do Proerd 236 alunos distribuídos nas nove turmas de 5º ano da cidade. Ao todo, foram realizadas 10 aulas com duração de 50 minutos cada. O Instrutor Weber explica que ao longo das aulas os alunos compreenderam os riscos e efeitos físicos e emocionais do uso de álcool, cigarro, maconha e inalantes sobre seus cérebros e corpos em desenvolvimento, e os riscos de ordem legal desse uso.

A meta que engloba todo o Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. “O Proerd é preventivo, trabalha com adolescentes que nunca usaram drogas para mostrar que isso não é legal e pode trazer consequências para sua vida”, afirma Weber.