Os 236 alunos dos 5º anos do ensino fundamental das Escolas Municipais Dona Amélia Garcia Cunha e Flores do Cerrado, e do Colégio Alicerce participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Policia Militar do Estado de Goiás (PM – GO).

Na primeira aula os alunos conheceram o Instrutor do Programa, Sargento Weber, e receberam o Livro do Estudante “Proerd: uma Visão de Suas Decisões”. As informações e as atividades contidas em suas lições são todas projetadas para construir coletivamente capacidades de resolução de problemas sociais e pessoais relacionados com o uso e abuso de substâncias.

Nesse ano, participam do Proerd alunos distribuídos nas nove turmas de 5º ano da cidade. Ao todo, serão realizadas 10 aulas com duração de 50 minutos cada. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a formatura do Proerd está prevista para final do mês de junho de 2018.

O Instrutor Weber explica que ao longo das aulas os alunos compreenderão os riscos e efeitos físicos e emocionais do uso de álcool, cigarro, maconha e inalantes sobre seus cérebros e corpos em desenvolvimento, e os riscos de ordem legal desse uso.

A meta que engloba todo o Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. “O Proerd é preventivo, trabalha com adolescentes que nunca usaram drogas para mostrar que isso não é legal e pode trazer consequências para sua vida”, afirma Weber.