Impactos nos serviços de esgotamento sanitário, danos ao meio ambiente e à saúde da população são alguns dos problemas relacionados às ligações irregulares de águas pluviais nas redes de esgoto. Com o propósito de identificar e corrigir essas conexões indevidas, a SANEACÉU lança a CAMPANHA “ESGOTO LIMPO”, que consiste em operações de combate às ligações clandestinas e ações de conscientização sobre a importância da destinação correta dos efluentes.

A técnica consiste na aplicação de uma fumaça não tóxica nas entradas dos poços de visitas (PVs) da rede de esgoto. Ao ser injetado, o produto percorre o caminho inverso ao do esgoto, apontando onde há ligação direta da rede pluvial à rede de esgotamento sanitário.

Serão programados por bairro e realizados testes de fumaça em toda rede de esgotamento sanitário do município. Na execução dos testes poderá ser identificada irregularidades, as quais serão tratadas com notificação e instrução para correção da irregularidade, em conformidade com a Lei Federal 11445/2007 e Lei Municipal nº 1.247/2017.

Será utilizado o método conhecido como “FUMACÊ” o qual tem o objetivo de auxiliar na identificação de ligações indevidas das redes por onde escoa a água da chuva às redes de esgoto.

Ressaltamos que o respectivo programa não tem objetivo acusar ou punir os proprietários dos imóveis que possam estar irregulares, mas sim a melhora do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Para mais informações entre em contato com a SANEACÉU através do telefone (64) 3634-1942.