Radar da transparência

História

A história de Chapadão do Céu, localizado no sudoeste goiano, iniciou por volta de 1910, quando a família Garcia, dos quais descendem Alberto Rodrigues da Cunha e Nadir Garcia Cunha, chegou à região. Em 1947, Alberto começou a explorar as terras da família e, no dia 21 de agosto de 1982, juntamente com seus filhos, abriu um loteamento urbano, lançando a pedra fundamental da cidade. O nome Chapadão do Céu foi escolhido pelo fundador devido a uma ilusão de ótica que fazia a cidade parecer flutuar num imenso lago no horizonte, quando vista à distância.

A fertilidade das terras atraiu cada vez mais famílias de diversas partes do Brasil, que se estabeleceram na região para trabalhar na agricultura. Após a emancipação em 1991, o primeiro governo municipal foi instalado em 1º de janeiro de 1993, tendo Alberto Rodrigues da Cunha como primeiro prefeito e Pedro R. Guerini como vice-prefeito.

Os habitantes de Chapadão do Céu são chamados de céu-chapadenses. Quanto à formação administrativa, a cidade foi elevada à categoria de município pela lei estadual n.º 11.398, de 16 de janeiro de 1991, desmembrando-se do município de Aporé. A sede do município está situada no atual distrito de Chapadão do Céu, anteriormente um povoado.

Desde a divisão territorial datada de 2003, o município é constituído apenas pelo distrito sede, e essa configuração se manteve na divisão territorial de 2007.

Chapadão do Céu - GO

Fundação: 1982