Visita dos alunos da Educação Infantil à Usina de Reciclagem Garça Branca
Última atualização em 01 abril 2014 às 00h00

Essa semana os alunos das Creches Municipais foram visitar a Usina de Reciclagem Garça Branca – URGA, para conhecer o trabalho de separação dos resíduos e também fazer o requerimento de garrafas pet e pneus para fazer os canteiros das hortas nas creches. Participaram da visita no dia 26/03 os alunos do Cemei Profª. Eserci, Jardim I – A da Professora Anneyvan Fernanda e Jardim I – B da professora Ana Lúcia, acompanhados também pelos monitores, pela coordenadora Clarick e a educadora ambiental Bruna. Do Cemei Alexander, foram à visita no dia 27/03, os alunos do Maternal A da professora Ireni, do Maternal B da professora Vitória e Jardim II da professora Fernanda, acompanhados também pelas monitoras, pela diretora Pollyana e a educadora ambiental Bruna.
O objetivo da visita contempla a implantação da horta escolar que faz parte do “Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia – PEHEG”, que visa à participação das crianças na confecção, plantio, cuidados e colheita na horta e ainda participar da preparação das hortaliças na merenda escolar, em prol de uma geração mais saudável e com menor número de obesidade infantil. A visita ainda fez parte do “Projeto Municipal de Coleta Seletiva nas Escolas”, pois as crianças puderam ver o trabalho de triagem de resíduos e os materiais separados em fardos ou bags, percebendo a importância de jogar o lixo sempre nas lixeiras.
O superintendente de Meio Ambiente Alcides, conhecido por Bidú, fez a acolhida das crianças e a funcionária Gracivone também acompanhou a visita respondendo as perguntas feitas pelas professoras. Durante a visita, as crianças viram os materiais separados, os funcionários trabalhando, caminhões e tratores, a queima dos ossos vindos de açougues e destino, e por fim viram os bags com as garrafas pet separadas e os pneus que serão entregues na creche para fazerem as suas hortinhas. No viveiro de mudas a funcionária Jussara mostrou as diferentes espécies de mudas, as crianças caminharam por elas e ainda as professoras pegaram algumas frutinhas para lancharem na creche.
As visitas ocorreram no período na manhã e foi bem aproveitada pelas crianças que ficaram bem contentes por passear de ônibus e conhecer a Usina de Reciclagem.