O prefeito municipal de Chapadão do Céu, Rogério Graxa e o secretario de Governo, Francisco Galdino, estiveram na cidade de Goiânia, na última semana, em busca de recursos para o município.

O prefeito Rogério Graxa conseguiu viabilizar importantes convênios e liberação de verbas, que iriam beneficiar diretamente a população céu-chapadense.

Entres esses benefícios, foi à assinatura do convênio, junto ao governo federal, para a construção de mais um Centro de Referência de Assistência Social CRAS – no município.

O novo CRAS será construído ao lado do Centro do Idoso e terá uma area de 73.761.85 me². As obras deverão ter seu inicio em breve.

Quanto aos outros convênios assinados, Rogério Graxa, afirmou que prefere aguardar a liberação da verba, para então divulgar. “Somente posso adiantar, que serão obras que a população quer, não vamos anunciar o fato antes, para não causar euforia, porque todos sabem que dependemos da liberação do dinheiro das partes conveniadas. Acredito que até o final do mês, poderemos comunicar oficialmente a população” afirmou o prefeito.

“Nossa administração esta procurando oferecer saúde com qualidade aos nossos munícipes, já estamos reformando o Hospital Municipal, adquirimos aparelhos que faltavam no Hospital, compramos e reformamos todos os móveis, temos mais médicos, estamos construindo mais 02 PSF, tudo isso para que as pessoas tenham saúde com qualidade” esclareceu o secretário de governo Francisco Galdino.

CRAS-O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é sistema governamental o responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza, incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O País conta, atualmente, 7.669 unidades distribuídas pelo território nacional.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócio-assistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.