O Prefeito municipal Rogério Graxa que esta em Goiânia, em busca de benefícios para Chapadão do Céu, esteve reunido nesta manhã, com o Secretario de Ciências e Tecnologia do Estado de Goiás, Mauro Neto Faiad, conseguiu a liberação de 300 bolsas do PRONATEC, para atender os munícipes.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Objetivos:

Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

Melhorar a qualidade do ensino médio.

Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos,

gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.

Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT.

São dois tipos de curso:

Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;

Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses.

Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.

O Prefeito Municipal esteve acompanhado do Secretário Turismo, Desporto, Cultura e Juventude, Marcos Navarini , Secretario de articulação política Sérgio Cardoso, do Assessor de Imprensa adejair Morais e Ronan Moraes diretor da Secretaria de educação.

Notícia Oficial Prefeitura de Chapadão do Céu – GO – 10/05/2013 – 02:55 – Por Adejair Morais- Assessoria de Imprensa.