Dia do Circo é comemorado no CEMEI-Alexander C.R.J “FÚ”
Última atualização em 21 março 2014 às 00h00

O CEMEI – Alexander Corrêa Rodrigues Junior “FU”, realizou na tarde desta sexta-feira 21, as comemorações ao dia do Circo. O Dia é comemorado no dia 27 de abril, mas, a direção da CEMEI, resolveu antecipar a comemoração.
A Escola recebeu uma decoração toda colorida no estilo circense, já professores e alunos usaram fantasias simbolizando a estrela do Circo, “O Palhaço”.
Apresentações e brincadeiras animou a tarde da garotada. Logo após todos foram contemplados com um lanche especial em comemoração ao Dia do Circo.
O Dia do Circo
O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.( Brasil Escola)