Em cerimônia realizada na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), foi realizada, a premiação do PIB referente a 2011. O evento, realizado pelo Jornal O Popular, com correalização da Faeg, elencou 10 maiores municípios do PIB goiano. Como novidades foram premiados ainda os 10 mais representativos do Agronegócio. Houve ainda uma mesa redonda debatendo temas de relevância para o setor como: seguro rural, Plano Safra e a crise do setor sucroalcooleiro.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da FAEG, José Mário Schreiner que agradeceu pelas parcerias que possibilitam reconhecer o trabalho dos municípios. Além disso, parabenizou o trabalho executado pelos municípios. “Há 30 anos éramos grandes exportadores e hoje estamos exportando comida. Nos próximos anos devemos ser os maiores produtores de alimentos do mundo”, completou.

O presidente ressaltou ainda a necessidade de investimento em capacitação como meio de alavancar a economia do país e destacou programas do Senar Goiás que possibilitam isso, como o Balde Cheio. José Mário aproveitou ainda a oportunidade para enumerar os gargalos que impedem o crescimento, ainda maior, da economia de Goiás.

Ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do centro de agronegócios da FGV-GVAGRO, Roberto Rodrigues, foi palestrante desta edição com o tema: “O Agronegócio e seu impacto no PIB municipal e estadual”. Roberto retratou as mudanças sofridas pelo setor nos últimos 20 anos e falou da prospecção de o Brasil ser o maior produtor em 20 anos, responsável por 40% da produção agropecuária do mundo. “Nunca houve uma pressão externa tão forte para que o Brasil se tornasse o maior produtor. O mundo precisa do alimento que vamos produzir”, afirmou.

O prefeito de Chapadão do Céu, que teve o quarto maior PIB Agropecuário em 2011, Rogério Graxa (PP), atribuiu o prêmio a todos os produtores rurais do município e às indústrias que acreditaram e se instalaram na região. “O prêmio quem recebe é a população de Chapadão do Céu, o agronegócio e a agroindústria local”, destacou o dirigente.

O prefeito lembrou que o município é um dos maiores produtores de soja, milho de safrinha e etanol do Estado de Goiás, por conta da Usina Porto das Águas, do Grupo Cerradinho, mas lembra que Chapadão também produz muito algodão e feijão.

Premiados
Os 10 municípios premiados como os 10 mais do PIB foram, respectivamente: Goiânia (1º), Anápolis (2º), Aparecida de Goiânia (3º), Rio Verde (4º), Catalão (5º), Senador Canedo (6º), Itumbiara (7º), Jataí (8º), Luziânia (9º) e São Simão (10º).

No quesito agropecuário, a ordem de premiados foi: Rio Verde (1º), Jataí (2º) Cristalina (3º), Chapadão do Céu (4º), Mineiros (5º), Ipameri (6º), Quirinópolis (7º), Morrinhos (8º), Montevidéu (9º) e Catalão (10º).

Informações da Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG