Prefeitura Municipal Chapadão do Céu/Go

Notícias

Começa campanha de vacinação contra sarampo e pólio

Em Chapadão do Céu a campanha ocorre até o dia 31 de agosto e o objetivo é imunizar crianças entre 1 ano e 5 anos incompletos

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começou essa semana, em Chapadão do Céu. O objetivo é imunizar as crianças contra as duas doenças, que podem causar a paralisia e a morte, respectivamente.

A campanha segue até o dia 31 de agosto, tendo como meta vacinar crianças com idade acima de 1 ano e menores de 5 anos. A imunização acontece apenas no ESF do Centro, das 07h30 às 16h30. É preciso apresentar o cartão de vacina das crianças.

Segundo a secretaria Estadual de Saúde, o vírus do sarampo voltou a entrar no país por meio de moradores da Venezuela que buscaram refúgio e pelos registros de casos em estados como Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. A doença é altamente transmissível e tem como sintomas febre alta, erupções na pele, tosse e manchas brancas na mucosa da boca.

Já a poliomielite foi erradicada no Brasil em 1994. Porém, existem casos registrados em outros países, o que aponta a necessidade de realizar a vacinação no Brasil. O vírus é de fácil contaminação e causa paralisia nas pernas.