Prefeitura Municipal Chapadão do Céu/Go

Notícias

Chapadão do Céu é o município mais desenvolvido de Goiás

A cidade se destaca mais uma vez no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que avalia o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros

O alto desenvolvimento socioeconômico é o que destaca a cidade de Chapadão do Céu. De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o município é o mais desenvolvido de Goiás e o 72º do País.

Para calcular o IFDM, a Firjan monitora as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento.

A nota geral do IFDM de Chapadão do Céu foi de 0,85. Resultado das somatórias de 0,98 em Educação, 0,85 em Saúde e 0,71 em Emprego e Renda. De acordo com os dados da Firjan, apenas 7,9% dos municípios brasileiros têm alto índice de desenvolvimento. Dentre os 5.471 municípios avaliados em 2016 pela entidade, apenas 431 apresentaram alto índice.

O prefeito Rogério Graxa(PP), que está no segundo mandato, afirma que a economia da cidade, muito baseada no agronegócio, sofreu sim os reflexos da crise econômica. Mas, o resultado positivo é fruto de um trabalho que prioriza as necessidades da população em setores como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, dentre outros.

“Trabalhar de acordo com as demandas da população é o segredo para sermos uma cidade com alto desenvolvimento socioeconômico. Temos feito um grande esforço para driblar a crise econômica do País, que reflete em todos os municípios, e prestar um serviço de qualidade em todos os setores”, afirma Graxa.

É importante lembrar que Chapadão do Céu se destaca ainda entre os municípios mais bem administrados do País. De acordo com o levantamento “IGM – CFA de Governança Municipal, Chapadão do Céu apresenta o segundo melhor índice de Goiás e o 23º do País.