Prefeitura Municipal Chapadão do Céu/Go

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Chapadão do Céu ganhará uma base do SAMU

A estrutura contará com uma ambulância de suporte básico que atenderá pacientes de urgência e emergência

A cidade de Chapadão do Céu ganhará uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A conquista se dá pelos esforços da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, que apresentou estudos de viabilidade para receber tal benefício.

A nova estrutura, que contará com uma ambulância de suporte básico, ficará instalada na quadra da Secretaria de Saúde.  As obras foram iniciadas nessa quarta-feira, dia 07 de fevereiro, e devem ser finalizadas em 90 dias, no início do mês de maio.

O SAMU funcionará 24h por dia e atenderá urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas.  Além de realizar o transporte de pacientes para unidades de referências como Jataí, Rio Verde, Santa Helena e Goiânia.

Segundo a Secretária de Saúde, Verônica Savatin Wottrich, o custeio é do Governo Federal e foi garantido através de apresentações de estudos. “A Secretaria desenvolveu um levantamento e mostramos em assembleias regional e estadual que nenhuma unidade do SAMU atendia nosso município. Apenas cinco cidades da região Sudoeste de Goiás conseguiram o benefício, dentre elas Chapadão do Céu”, explica.

Atualmente, a cidade conta com quatro ambulâncias, dentre elas uma de suporte avançado com UTI móvel. Os serviços são custeados em 100% com recursos próprios do município. Agora, com a base do SAMU, a cidade receberá mais um suporte e auxilio do governo federal.

“São benefícios que gerará um transporte mais rápido e eficiente, além de menos custos para o município. O transporte de pacientes serão feitos através da ambulância de UTI e a do SAMU, o que garante melhorias para a saúde da população”, conclui Verônica Savatin.