Vice-prefeito Cidão e Secretário Marcos Navarini participaram de inaugurações no PNE

O vice-prefeito Alcides de Sá (Cidão) e o Secretário de Turismo, Marcos Navarini, participaram na manhã do último sábado 22, das inaugurações que ocorreram no Parque Nacional das Emas (PNE) no município de Chapadão do Céu.

Também esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Valter Rosa, vereadores, Bigico, Jean, Sérgio Barbosa e o secretário de Obras Vicente (Romário).

No local foi inaugurada a nova sede do PNE, construído dentro dos padrões que não interferem na natureza, com telhas ecológicas e com aproveitamento da energia solar e reaproveitamento das águas das chuvas.

As margens do rio formoso, foi feita inauguração da Trilha Waldir Justino de Almeida, um dos guias do PNE e amante dos esportes na natureza, que veio a falecer, em um acidente, quando praticava o esporte na natureza

Esteve presente nas inaugurações o presidente da ICMBIO- Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, Roberto Vicentini, o coordenador regional do ICMBIO, Fernando Francisco Xavier de Cuiabá, diretora da área de conservação do Instituto Giovana, professor da UNB, Manoel de Andrade e vários representantes de órgãos ambientalistas.

Após a apresentação feita pelo Chefe do PNE, Marcos da Silva Cunha, as autoridades presente fizeram uso da palavra, elogiando o trabalho desenvolvido pelo Chefe do parque, que apesar de contar apenas com 04 funcionários, tem desempenhado com dignidade os serviços. O parque hoje conta com mais de 40 brigadista inscrito no programa de combate a incêndio.

O vice-prefeito Cidão, elogiou o trabalho de Marcos Silva, no PNE, da sua luta em manter a conservação e a preservação, lembrou que o parque hoje ocupa uma área de mais de 132 mil hectares. Parabenizou o seu empenho, seu trabalho de formiguinha, na busca de parcerias para a construção da nova sede e em nome do prefeito Rogério Graxa, colocou a Prefeitura Municipal, mais uma vez a disposição para ajudar no que for do alcance.

O secretario de Turismo, Marcos Navarini, comentou que a sua secretaria tem procurado a ajudar no que for preciso e que está hoje focado, mais na busca de divulgar o potencial turístico do município, com o objetivo de atrair cada vez mais pessoas para explorar o turismo em Chapadão do Céu.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Falou do trabalho da administração do prefeito Rogério Graxa, na busca dos recursos do ICMS Ecológico, salientando que foi feito um projeto, que se for aprovado Chapadão do Céu, terá em torno de R$ 1, milhão para ser aplicado no setor.

Vicentini parabenizou o trabalho que é feito em Chapadão do Céu, afirmou que é uma luta muito grande para conservação ambiental no Brasil, e enalteceu a conscientização dos produtores do entorno do parque, do munícipio de Chapadão do Céu, que tem  reocupado muito em ajudar na preservação.

Elogiou o chefe do PNE e sua equipe, afirmou que o Instituto tem acompanhado de perto, todo o trabalho realizado no PNE, das reivindicações feitas e que se coloca a disposição de todos em Brasília, para juntos, buscar inovações e investimentos para o PNE.

Após descerrar a placa, todos deslocaram para as margens do rio formoso, onde foi feia a inauguração da Pista monitorada aos turistas, Waldir Justino de Almeida.

Encerramento foi com a apresentação do CD do artista Uruguai Juan Pablo, com apresentação dos  CDs da Coleção “Sons Invisíveis: Aves do Brasil e Paisagens Brasilis”.sons da natureza e canto dos pássaros. Ele que tem deficiência visual. Após foi servido  um almoço aos convidados.