Chapadão do Céu adere a campanha novembro Azul

O Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

A exemplo do que ocorreu durante o "Outubro Rosa", quando diversos monumentos brasileiros foram iluminados de rosa para promover a prevenção ao câncer de mama, o Congresso Nacional recebeu luzes azuis, como forma de incentivar a realização de exames pelos homens. O Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, também participam.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a todos os comércios a colocarem suas vitrinas na cor azul que é a cor da campanha. A Secretaria informa ainda que no  mês de novembro será realizada uma palestra sobre o Câncer de Próstata e também uma Caminhada em favor da causa.

Em breve a Secretaria informará a população em todos os meios de comunicação os dias e horários dos eventos.