Secretaria de Educação de Chapadão do Céu participou da etapa intermunicipal do CONAE 2014 em Rio Verde.

A Secretária de Educação de Chapadão do Céu, Adriana de Medeiros, juntamente com sua equipe, participaram nos dias 7 e 8 de junho da Conferência Intermunicipal de Educação CONAE 2014, ocorrido em Rio Verde.

Autoridades estaduais e municipais, representantes da área educacional de Rio Verde e região e de sindicatos estiveram presentes. A Conferência Intermunicipal de Educação de Rio Verde teve como objetivo articular e mobilizar a sociedade para a participação no processo de organização da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014) e abrir um debate sobre o Plano Nacional de Educação, tendo como foco a democratização do acesso, permanência e sucesso, a gestão democrática, a valorização dos profissionais da educação, a diversidade e a Política de Financiamento para a Educação.

Tal processo visa estabelecer as bases e diretrizes para as políticas de Estado envolvendo a discussão de temáticas relacionadas aos diversos níveis, etapas e modalidades da educação nacional. É fundamental ressaltar ainda, que todo esse esforço visa contribuir para a participação popular na articulação do Plano Nacional de Educação e a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 colocando-se como espaço político da maior importância nessa construção coletiva.

A etapa nacional da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 será realizada no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014 e terá como sede a cidade de Brasília/DF. Até lá, estão sendo organizadas desde novembro de 2012, Conferências Preparatórias e Livres (presenciais e/ou digitais); Conferências Municipais, Intermunicipais, no primeiro semestre de 2013; e Estaduais e do Distrito Federal no segundo semestre deste ano.

O evento é voltado a educadores e profissionais da educação, mas também é aberto a toda população que tiver interesse em participar.

O secretário de Educação de Rio Verde, Levy Rei de França destacou que é importante a participação de todos, principalmente dos atores fundamentais do processo educacional; estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, entre muitos segmentos e setores. “Vamos debater e apresentar propostas para melhorar a educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica e as demais modalidades de ensino”, adiantou.