Sabado é o dia D da Vacina contra a Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Céu informa que a Campanha da Poliomielite (pólio), no município terá inicio amanhã dia 08 (sábado) das 08 as 17horas no ESF.

A Campanha tem como objetivo de vacinar todas as crianças com idade de 06 meses a 05 anos de idade. É necessário levar a carteirinha de vacinação.

A meta é vacinar 12,2 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos em todo o país.

No Dia D de Mobilização Nacional, sábado (08), serão 115 mil postos de saúde e pontos itinerantes em funcionamento em todo o Brasil. Após o encerramento da campanha, no dia 21 de junho, a vacina continuará disponível na rede pública de saúde.

É imprescindível que os pais levem os seus filhos e participem da campanha.

O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994.

“Essa vacinação oral é extremamente importante para conseguirmos alcançar a eliminação global da poliomielite. Além do risco de pessoas virem de países onde tem transmissão, já foi observado, em países das Américas que começaram a acumular baixa cobertura vacinal, que isso termina favorecendo a circulação de vírus que produziram casos de pólio”, disse.

Neste ano, o público alvo da campanha da vacina oral são as crianças a partir de 6 meses. Isso porque as crianças menores já estão sendo imunizadas com a dose injetável – introduzida no calendário básico de vacinação no segundo semestre de 2012. Com a mudança, o Brasil está se preparando para utilizar apenas a versão injetável quando ocorrer a erradicação da doença do mundo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou as mães para que aproveitem a ida ao posto de saúde para colocar o cartão de vacinação das crianças em dia.

“É também uma chance de a família checar se o calendário de vacinas da criança até 5 anos de idade está em dia e, se não tiver, poder programar no posto de saúde qual o melhor dia para atualizar suas vacinas”, disse.

Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na campanha e serão utilizados 42 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais, para alcançar todos os pontos do país. Os postos receberão um total de 19,4 milhões de doses orais da vacina. O investimento do ministério chega a R$ 32,3 milhões em repasse do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios, sendo R$ 13,7 milhões para aquisição das vacinas.

Com informações do Ministério da Saúde